Em sessão da Câmara, Polícia Militar diz que será dura nas cobranças em relação às legislações de trânsito

Apesar de alguns vereadores “lamentarem” a atuação, policial ratificou que não pode prevaricar

Sargento Sidcley Souza de Medeiros  é o novo Comandante do Destacamento da PM em Ouro Branco-RN (Foto: ourobranconoticia)

Sargento Sidcley Souza de Medeiros é o novo Comandante do Destacamento da PM em Ouro Branco-RN (Foto: ourobranconoticia)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Ouro Branco-RN da última segunda-feira (25), estiveram presentes o Comandante do Destacamento local, Sargento Sidcley, e o capitão de Trânsito da Polícia Militar, capitão PM Albervan Cirne.

Os militares falaram sobre diversos assuntos, com destaque para a atuação quanto à observância da legislação de trânsito, com questionamentos feitos pelos edis.

Veículos apreendidos

O vereador Turica (PR) citou o caso de trabalhadores da Serra do Poção, que não tem condições de regularizarem suas motocicletas. O capitão foi enfático, afirmando que a polícia tem que atuar, e que esses cidadãos devem fazer um esforço para regularizá-los. O capitão citou ainda que o veículo que for apreendido será enviado para Caicó, e acaso não seja regularizado em tempo hábil, será enviado para Natal-RN, o que poderá dificultar sobremaneira a recuperação do veículo por parte do cidadão.

Prefeitura

O vereador Rogério preferiu questionar acerca do apoio da Prefeitura ao Destacamento. O sargento afirmou em vários momentos de modo enfático que não recebeu apoio da prefeita. Em determinado momento de sua fala, no entanto, disse que enviou ofício somente na última semana para a prefeita, e aguarda resposta. Ao retomar a palavra, o vereador Rogério disse que “lamentava” a atuação da PM em relação ao trânsito, mas respeitava. O capitão respondeu que respeitava a opinião do vereador, mas aquela era a missão da polícia, que não pode prevaricar.

Comunicação com a PM

O vereador Genildo Medeiros (PDT) perguntou sobre o canal que pode ser utilizado pela população para denunciar atitudes suspeitas, e que possam preservar as pessoas que porventura denunciem alguma situação. O comandante PM falou que o celular 8838-3846 está ativo, e se por acaso não seja atendido, a população pode ligar 190, que a informação chegará ao Destacamento.

O vereador Paulo Dantas perguntou também acerca do atendimento à população. O edil se mostrou preocupado também com o fato de os cidadãos terem um contato direito, e que a resposta da PM seja efetiva.

Atuação ostensiva da PM

O vereador Celso Garofa (PSDB) indagou sobre um blogueiro que é policial militar e registra em fotos por exemplo acidentes graves, e que alguns familiares reclamavam da exposição; perguntou também se em dias de pagamentos os policiais não podiam fazer segurança nos locais como bancos, Correios, etc. O sargento falou que não poderia pôr em risco a vida dos policiais, mas que as viaturas fazem o patrulhamento em dias de movimento. Quanto ao blog, o sargento o citou em outras oportunidades de modo positivo.

Elogios ao atual, e críticas ao antigo Comando

O vereador Junior Nogueira (PMDB) elogiou bastante o trabalho do atual sargento, criticou blogs da cidade, e aludiu que já foi abordado anteriormente por policiais levando-se em conta “lado político”, afirmando que isso mudou, criticando o trabalho desenvolvido anteriormente na cidade.

O proprio sargento antes disse que a situação que encontrou no Destacamento local era totalmente precária, e que fez questão de mostrar ao promotor a situação.

O vereador Fábio Severiano (PSDB) também fez questionamentos, e afirmou que já conhecia os militares li presentes.

Vários outros questionamentos foram feitos aos dois militares presentes à sessão. Em dado momento, o sargento Sidcley afirmou ter pistas dos envolvidos em um assalto ocorrido recentemente na rodovia RN 089, dizendo inclusive que ficou a noite toda na comunidade São Roque para colher pistas, e afirmou que já tem imagens de câmeras de segurança de uma Cerâmica que fica às margens da Rodovia.

As falas dos militares repercutiram bastante na cidade, já que a sessão, transmitida pela Rádio Comunitária Manairama FM, tem grande audiência no horário.

Este conteúdo foi postado na categoria Policial, TRABALHOS DOS VEREADORES. Link permanente.