Escola Manoel Correia desenvolve importante Projeto de incentivo à leitura

projetoincentivoaleitura_eemc_2015-1

A Escola Estadual Manoel Correia, com a preocupação de tornar seus alunos bons leitores, desenvolveu junto à Biblioteca Escolar desta instituição, vários projetos de incentivo à leitura. Dentre eles, se destacou desde 2014 o projeto “Roda de Leitura, Baú de Livros” que contou com a participação de quatro turmas do ensino fundamental menor, já que foi observada certa resistência desses alunos em frequentar a biblioteca e consequentemente se desprover do hábito de ler.

O projeto chegou e causou grande impacto na vida dos pequenos leitores por ser dinâmico, simples, mas bem atrativo por envolver a arte, como desenho, teatro e música. Isso tudo criou um clima prazeroso, inovador na maneira de se trabalhar a leitura, levando a criança a descobrir seus talentos, colocando pra fora toda energia em forma de trabalho produtivo com a empolgação de se sentir útil, capaz de criar, reconstituir fatos, analisar, pesquisar, opinar e divergir, se construindo, assim, um leitor cidadão e crítico.

projetoincentivoaleitura_eemc_2015-7

Com esse feito, a biblioteca esse ano foi muito bem frequentada porque também despertou a curiosidade de outros alunos a querer descobrir o mundo encantado da leitura. Para isso, sempre chegamos ao aluno e oferecemos nossos conhecimentos literários com indicações de livros e eles sempre voltam para contar um pouco da história lida e ainda pedem novas indicações; isso torna nosso trabalho satisfatório e recompensador.

Com o projeto “roda de leitura, baú de livros”, os alunos se dividiam em equipes, escolhiam um livro dentro do baú e cada equipe tinha uma atividade para desenvolver com aquele livro, tais como: uma equipe iria recontar a história, outra equipe desenharia a historia apresentando os detalhes mais importantes e a terceira equipe pesquisaria uma música que lembrasse aquela história e esta seria cantada por eles acompanhada com alguns instrumentos musicais disponíveis na biblioteca.

No término do projeto houve um café literário com a participação de todos os alunos e professores envolvidos. Esse ano, praticamente todo o ensino fundamental menor, do turno matutino, visitou a biblioteca escolar diariamente com o incentivo desse projeto. Já estamos planejando um novo trabalho para o próximo ano na conquista de alunos do ensino fundamental maior e garantindo a permanência dos que já gostam de frequentar a biblioteca. Nesse sentido, as mudanças em relação ao nível de leitura que tínhamos e ao nível que chegamos foi surpreendente. Claro que ainda precisamos melhorar em alguns pontos, mas o pontapé inicial já foi dado, pois fizemos essas crianças produzirem ótimos trabalhos, enfatizando sempre a importância da arte como parceira de alfabetização porque ela dar equilíbrio, harmoniza, acalma e socializa fazendo o ser humano revelar-se, encontrando no seu interior a importância de soltar os seus conhecimentos, moldando seus talentos revertendo-os numa ampla e prazerosa aprendizagem.

Por: Lúcia Lucena dos Santos (Bibliotecária da EEMC, turno matutino).

CLIQUE AQUI e veja mais fotos!

Este conteúdo foi postado na categoria Educação, Ouro Branco. Link permanente.