Ex-governador do RN preso está isolado em alojamento

Fernando Freire foi preso sábado (25) no RJ (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)

Fernando Freire foi preso sábado (25) no RJ
(Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)

Fernando Freire chegou a Natal nesta segunda-feira (27). Ele foi preso no último sábado (25) em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O ex-governador do Rio Grande do Norte preso no Rio de Janeiro no último sábado (25), Fernando Freire, está sozinho no alojamento do quartel da Polícia Militar, localizado no Tirol, na Zona Leste de Natal. O quarto, com aproximadamente 9 metros quadrados, tem duas beliches e não tem televisão. Fernando Freire não recebeu visitas desde que chegou ao quartel, segundo a PM.

Freire foi preso em Copacabana, no Rio de Janeiro, no último sábado (25) e transferido para Natal na segunda-feira (27). Ele estava foragido há mais de um ano. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (27), o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, revelou que campanas chegaram a ser montadas sem sucesso no Distrito Federal para localizar o ex-governador.

Prejuízo de R$ 57,8 mil
As investigações apontaram neste processo que Freire cometeu desvio de dinheiro público entre fevereiro e novembro de 2002, quando foi vice-governador e, depois, governador do Rio Grande do Norte. O prejuízo estimado aos cofres públicos foi de R$ 57.832,13 em valores da época.

De acordo com os autos do processo, Fernando Freire desviou recursos públicos mediante o pagamento de 83 cheques-salários em favor de 14 parentes e correligionários do então vereador Pio Marinheiro, contemplando-lhe interesses pessoais e político-eleitorais. No entanto, os beneficiários não eram servidores públicos e não guardavam qualquer vínculo funcional com o Estado e os pagamentos foram feitos sem qualquer respaldo legal, realizados sempre sob a intermediação direta do réu.

G1/RN

This entry was posted in Policial, RN. Bookmark the permalink.