Facebook Messenger Com Criptografia Ponta a Ponta

O Facebook Messenger, aplicativo da empresa detentora do WhatsApp, agora tem conversas com criptografia ponta a ponta. O recurso é semelhante ao que já existe no seu irmão WhatsApp, porém opcional.

A criptografia ponta a ponta é uma proteção às mensagens, que codifica o texto que o usuário envia e só pode ser decifrada no destinatário, de modo que nem mesmo os computadores da Facebook entendem o conteúdo. A opção “Conversas Secretas”, que vem como recurso adicional, será semelhante aos chats secretos, uma função disponível desde outubro de 2014 no Telegram, inclusive com a opção de se definir um temporizador para a mensagem se autodestruir em segundos ou minutos.
Facebook_Messenger_logo.svg

O Facebook Messenger, assim como o Telegram, usa conceito de mensagens nas nuvens, que envia as mensagens para um lugar na Internet, no caso os computadores das respectivas proprietárias, e essas mensagens podem ser lidas em qualquer dispositivo, ao contrário do WhatsApp, que é disponível somente nos smartphones. No caso das mensagens criptografadas, os conteúdos são de aparelho a aparelho, passando pelos computadores somente o pacote codificado.

Recentemente uma onda de implementações de tecnologia de criptografia ponta a ponta vem permeando os aplicativos de mensagens instantâneas para smartphones, por sinal, tecnologias já bastante antigas nos ambientes de computadores. A criptografia de mensagens tem como repercussão o surgimento de dificuldade para a Justiça conseguir a colaboração das empresas proprietárias dos aplicativos em processos investigativos, sob a alegação de que, em não estando as mensagens guardadas nos seus servidores, eles não podem fornecer maiores informações às investigações.

This entry was posted in História. Bookmark the permalink.