Filarmônica Manoel Felipe Nery completa 40 anos de existência

Primeira formação da Filarmônica Manoel Felipe Nery, com seu primeiro maestro, Urbano Medeiros

Fundada em 1978, tendo como idealizadores o então prefeito na época, Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho, juntamente com o Padre Ernesto da Silva Espínola (in memorian), e parte da comunidade local – a Filarmônica Manoel Felipe Nery, de Ouro Branco-RN, deu inicio a suas atividades com a instalação da Escola de Música sob responsabilidade do Sr. Urbano de Araújo Medeiros, no salão da Casa Paroquial.

A ideia do nome da banda partiu do primeiro maestro, Urbano Medeiros, e teve aprovação de todos que faziam parte da mesma, permanecendo até hoje: Filarmônica Manoel Felipe Nery. O homenageado deu aulas de música na comunidade. Natural de São João do Sabugi, chegou a morar em Ouro Branco, onde disseminou o gosto pela música aos jovens da época.

Seu primeiro maestro rege a banda de música até 1981. Desde então já passaram pela regência da banda musical ourobranquense os senhores Severino Salvino de Medeiros (Seu Bio – in memorian), Ubaldo Medeiros, Amariudo dos Santos Silva, Ademir dos Santos Silva, Nomilson Pereira de Araújo. Atualmente, o Maestro Ademir (Mil) está novamente à frente da banda.

Hoje, os músicos contam com o apoio também de uma associação, a Associação dos Músicos Ourobranquenses, que tem por objetivo fomentar o apoio à filarmônica e seus músicos.

Filarmônica Manoel Felipe Nery desfilando pelas ruas da cidade no aniversário de 35 anos de sua fundação (2013)

A Filarmônica Manoel Felipe Nery – que é mantida pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco-RN – tem uma trajetória brilhante desde sua fundação. É ela que abrilhanta as festividades cívico/religiosas e datas comemorativas como: a Festa da Colheita, do Divino Espírito Santo, desfile do 07 de setembro, dentre outros. Além disso, suas apresentações não se restringem apenas a Ouro Branco, sendo esta convidada a se apresentar em várias outras cidades do RN e PB nos mais diversos eventos culturais.

Atualmente é composta por aproximadamente 40 componentes, e em suas instalações acontecem aulas de iniciação musical para crianças, adolescentes e jovens.

As festividades alusivas à comemoração dos 40 anos da Filarmônica já estão em fase de planejamento dentre os músicos.

Registramos aqui nossa alegria em fazer parte dessa história. Nos orgulhamos em ter tão rica manifestação cultural em nossa comunidade!

 

This entry was posted in Ouro Branco. Bookmark the permalink.