Justiça manda bloquear WhatsApp. Dica do blog: baixem o Telegram!

telegramMedida cautelar determina que as operadoras de telefonia celular bloqueiem o popular aplicativo WhatsApp da empresa Facebook a partir da 0 hora de amanhã (17 de dezembro). A determinação partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e o autor da petição inicial permanece sob sigilo. O Sindicato das Empresas de Telefonia Móvel – Sinditelebrasil afirma que as operadoras cumprirão a determinação judicial até ulterior ordem.

Manifestações jurídicas por parte das operadoras de telefonia contra a expansão de aplicativos que oferecem serviços que elas já trazem vêm se intensificando desde que o aplicativo WhatsApp passou a disponibilizar ligações telefônicas gratuitas. Em nota, o Sinditelebrasil reclama que os serviços e aplicativos tem feito uso abusivo da infraestrutura robusta de telecomunicações que as operadoras desenvolveram, sem pagar nada por isso.

A queda do WhatsApp da Facebook Inc. já ocorreu no dia 11 de fevereiro deste ano, por determinação da justiça do Piaui. Na época, ironicamente a operadora de telefonia Vivo, que oferecia acesso gratuito ao WhatsApp como campanha de venda, entrou com pedido de suspensão da determinação, que durou pouco mais de doze horas.

Alternativas ao WhatsApp já estão sendo vasculhadas pelos internautas, que no último bloqueio migraram em massa para o aplicativo multiplataforma Telegram (disponível em <https://telegram.org>). Em nota, o aplicativo apontou a taxa de mais de 100 registros no Telegram por segundo, durante o bloqueio do concorrente WhatsApp.

Tudo original, sem problema com direitos autorais.

Este conteúdo foi postado na categoria Brasil, Justiça. Link permanente.