Ser humano esgota em agosto recursos naturais para o ano e deixa Terra ‘no vermelho’

planeta_terra2015Não está sendo fácil para o planeta Terra em 2015. O ser humano conseguiu, em agosto, esgotar todos os recursos naturais que deveriam durar um ano inteiro. Sendo assim, desde 13 de agosto o planeta está operando “no vermelho”.

Repetido todos os anos, esse dia é conhecido como Dia da Sobrecarga da Terra. Nele, sempre é emitido um alerta de que a demanda da humanidade por recursos naturais naquele ano excedeu a capacidade da Terra. Em 2000, ele aconteceu em outubro. Quinze anos depois, já surge em agosto.

A diferença em 15 anos deixa em alerta máximo especialistas da área. Segundo eles, a Terra poderá sofrer consequências irreversíveis caso a demanda humana siga crescendo de maneira desenfreada. Para isso, sugerem uma agenda verde que foque na reversão do quadro.

De acordo com os especialistas, o déficit gerado pela demanda excessiva está crescendo em proporção direta com o desmatamento, a escassez de água e com a erosão do solo. Para eles, apenas uma união efetiva das nações voltada para esse aspecto poderia ser capaz de começar uma possível reversão do quadro.

Yahoo Notícias

Este conteúdo foi postado na categoria Meio Ambiente, Mundo. Link permanente.